

A idéia de criar Estampáfrica- uma oficina artesanal de estamparia africana em tecidos surgiu em 1992, quando participei pela primeira vez de uma celebração católica inculturada (liturgia comelementos da cultura do povo negro), na Igreja de N.Sra.Achiropita, realizada pela Pastoral Afro.
Foi uma surpresa descobrir a grande beleza dos vestuários de inspiração africana, a variedade das cores, a diversidade das estampas e seus significados culturais.
Infelizmente a indústria nacional não fabrica esses maravilhosos tecidos a não ser, é claro, pela imposição da Moda.
Estampáfrica é, portanto, uma iniciativa especialmente voltada para preencher esta lacuna, investindo na pesquisa de tintas, técnicas, cores e estampas étnicas para produzir tecidos com estamparia afro-brasileira, de modo artesanal.
O objetivo maior de nosso trabalho é recriar a grande beleza da estamparia africana incorporando as culturas étnicas do Brasil- negra, indígena, nordestina- para divulgar a herança do povo negro,valorizar suas raízes, resgatar sua dignidade.
As cores "com cara de África" deste site foram escolhidas a partir da obra da artista Tarsila do Amaral, que amava a cultura brasileira e a registrou, amorosamente, em suas telas.
Obrigada pela sua visita! Esperamos que nosso trabalho seja tão apreciado quanto nos foi prazeroso realizá-lo.
Cida Godoy- Artesã Têxtil